Psicomotricidade… what?!

Nas bagunças de final de semana, no meio de piadas, casos da vida, bobagens, costuma sair assuntos mais apurados, complexos, como por exemplo, a Psicomotricidade.

Esse palavrão tem por definição:

“É a ciência que tem como objeto de estudo o homem através do seu corpo em movimento e em relação ao seu mundo interno e externo. Está relacionada ao processo de maturação, onde o corpo é a origem das aquisições cognitivas, afetivas e orgânicas. É sustentada por três conhecimentos básicos: o movimento, o intelecto e o afeto. Psicomotricidade, portanto, é um termo empregado para uma concepção de movimento organizado e integrado, em função das experiências vividas pelo sujeito cuja ação é resultante de sua individualidade, sua linguagem e sua socialização.” (Sociedade Brasileira de Psicomotricidade)

Diferentemente do que alguém possa pensar, não estou na pesquisa sobre esses temas porque serei pai. O tema surgiu em forma de associação livre de bate-papo de buteco(só não estávamos em um buteco, foi na minha casa mesmo) e quando uma amiga pedagoga soltou esse palavrão “PSICOMOTRICIDADE”, por algum motivo(rsrsrs) o silêncio tomou conta do recinto e após uma breve pausa, TODOS os ali presentes, começaram a dar palpites sobre o significado dessa palavrinha de 16 letras.

“É uma criança psíquica em uma moto na cidade”

ou

“Criança louca com uma motrina elétrica na mão”

Entre outras pérolas… rs

Penso comigo, se uma palavra com 16 letras gera tantos levantamentos assim, imagine então, uma pequenina palavra de 3 letras(com o peso de 3 Toneladas)… PAI(ou MÃE, para as moças hahaha), creio ser a palavra que gela a espinha de muito barbudo. #truestory!

O que me conforta é saber que, do mesmo jeito que eu não sabia o que era Psicomotricidade e aprendi, posso  também, aprender a ser Pai. Creio poder afirmar que ninguém sabe de tudo e os que acham que sabe, estão mais perdidos do que eu…

6 comentários em “Psicomotricidade… what?!

  1. Vc esta no caminho certo. Admitir que não sabe nada é o primeiro passo pra aprender. E uma coisa é certa meu amigo, filho não vem com manual de instruções e cada um é um modelo e marca diferente,então mesmo que já tem um (ou cinco como é meu caso) também não sabe nada.

    Abraços

    1. Vira e mexe, leio em alguns blogs “Aprenda a fazer isso isso corretamente”, “5 Dicas para que seu filho seja perfeito etc etc”… se tivesse receita, a Ana Maria Braga e a Palmeirinha passariam na tv kkkkkkkkkkkk Só espero não errar muito, MAS, errar faz parte.

  2. sensacional! Eu conhecia pq tenho uma prima q é especialista nisso… em psicomotricidade, não em maternidade, se bem que nisso também, já que tem uma filha maravilhosa hahahah. Cara, a gente sempre aprende e são essas conversas de boteco que dão início aos melhores temas.
    Quanto às definições apresentadas, simplesmente genial. Já imaginei a cena hahahah

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *