Minha avó, minha mãe e eu

E hoje uma convidada especial, Isabella Kanupp, mãe moderna e uma das pessoas que me incentivaram a começar esse humilde blog. Feliz Dia das Mães.

***

Minha avó, minha mãe e eu

Conversando com o Bruno, ele me propôs escrever um texto aqui, sobre mãe contemporânea. Sobre como é ser uma mãe moderna, como é ser mãe hoje em dia. E então eu comecei a pensar: eu não trabalho fora, eu “só” cuido da casa e da Beatriz. Como vou escrever sobre ser uma mãe moderna? E aí que está, eu não materno como a minha mãe maternou. Eu materno como a minha avó maternou. E isso, hoje é ser uma mãe moderna. Porque ao contrário da minha avó eu escolhi ficar com a minha filha, não foi nada imposto pelas condições ou pela sociedade. Assim como eu poderia ter escolhido trabalhar fora.

Minha mãe trabalhou minha infância toda fora, eu me lembro de poucas coisas que fazíamos durante a semana, minha maior lembrança eram os fins de semana. E hoje, vejo que faltou sim um pouco de carinho – apesar dela ser carinhosa – faltou presença – apesar dela sempre querer estar presente. Acontece que na época da minha mãe, vinda de uma família pobre, era prioridade nos dar segurança, nos proteger, e não deixar faltar nada. E por isso ela trabalhava tanto.

E sim, sou grata. Grata por poder ter comida na mesa, roupa para vestir, e contas sempre pagas. Grata porque sempre tivemos “do bom e do melhor”. Mas não quero fazer igual. Eu decidi fazer diferente. Eu decidi que para a Beatriz eu quero dar muito amor, carinho e presença. Quero sim que nunca lhe falte nada, quero mantê-la protegida e sempre segura. Mas também quero ficar com ela, acompanhar seu desenvolvimento, ser referência e ensinar pelo exemplo que temos de fazer aquilo que gostamos.

 Minha mãe não foi uma má mãe. Apenas “maternou” de uma forma diferente, apenas fez o que ela achou que seria melhor para nós. Porque no fim, moderna ou não o instinto está sempre ali, nos guiando.

E hoje me sinto privilegiada, por poder – tentar – fazer o que gosto, por poder ter a opção de ficar na minha casa, e cuidar da minha filha da melhor maneira que posso. E sim, eu sou uma mulher independente acima de tudo isso. Pois estou exercendo meu poder de escolha.

Isabella Kanupp – Malabarista Profissional de Tempo, esposa, blogueira e orgulhosamente mãe da “espoleta” Beatriz. Escrevo no blog PARA BEATRIZ tudo sobre meu legado materno, humilde para assumir minha falhas, dúvidas e incertezas, debatendo temas, para qual, muitas mães torcem o nariz.

7 comentários em “Minha avó, minha mãe e eu

    1. Quando nasci, minha mãe era funcionária do Banco Safra, na época um dos maiores bancos do brasil, ela tbm não teve a oportunidade de me criar fulltime, mas me deu muito amor e carinho nas horas que podia, pode até ter sido traumático para ambos(n me recordo hahaha) , mas creio que ela fez um bom trabalho, e tenho a certeza que você tbm fará e eu tbm farei…. Bjss

    1. Verdade Cris, hoje temos muitas opções, e home office, já não é mais sinonimo de “vagaba”, como antigamente hahaha. Penso que o “tempo” é o nosso investimento mais barato, porém de alto risco, uma bolsa de valores que não dá para se arrepender depois, até dá, mas o tempo não perdoa né… Temos que nos manter próximos de quem amamos. Estou contigo nessa. Bjss

  1. Encontrei seu blog pelo blog de Isabella (para Beatriz), e achei um mimo, você me faz lembrar de um blog que li há anos atrás… GRAVIDO de Leo Villanova, espero que você não pare de escrever, é legal ver um pai que se enturme com as coisas de seu filho, já que só vemos MÃES nesse papel.. beijão

    1. Agradeço a força Gisele, pode ficar tranquila que não vou parar de escrever aqui tão cedo… afinal de contas, o Nicolas futuramente terá que sofrer bullying por ter um pai blogueiro huAUHuhauhahuAHUa brincadeira, estou fazendo isso para ele no futuro sentar, ler e dar risada com o pai nosense que ele teve hahaha.

  2. Somos uma empresa de brindes personalizados e chegamos em seu site com a palavra “brindes ecologicos” o que nos traz grande insteresse em realizar uma parceria, e por isso oferecemos amostras de brindes personalizados gratuito para ser sorteado entre os visitante de seu site. por favor entre em contato para maiores informações, estaremos realizandos esta parceria com 3 sites, e adoramos o assunto “Aventura Paterna – Minha av??, minha m??e e eu”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *