Gripe, resfriado ou dengue!?

Quem tem bebê em casa sabe que as gripes e resfriados tiram nosso sono, mais do que os próprios bebês kkkkkkkkkkkk
Não sou médico e nem enfermeiro, mas acho que com pouca experiência de pai, posso fazer um post útil para outros pais noobs como eu era antes do Nico. Se algum pediatra lê este blog e ver que estou falando asneira,  pode me mandar bala nos comentários, sem tempo ruim!!! rsrs

É um engano achar que a gripe é uma evolução do resfriado, são doenças bem diferentes, a safada dá influenza é a pior delas, o vilão da GRIPE. Já o resfriado pode vir por outros vários vírus, porém, nenhum tão ferrado como o influenza. Em alguns casos achamos que é só “um resfriadinho” e erramos feio. Você sabe diferenciar um resfriado de uma gripe? E da dengue?!Vejamos os diferentes sintomas:
Resfriado:

>Nariz obstruído, com secreção e entupido.

> Uma leve dor na garganta(faringite), sabe aquele famosos “arranhado”.

> Leve mal-estar

> Corpo febril (até os 37º e pouco)

>De 2~4 dias para melhorar e voltar a normalidade.

Gripe:

>Nariz obstruído, com secreção e entupido.

> Náusea, forte dor no corpo e comprometimento físico e intelectual.

> Muito mal-estar

> Picos de FEBRE forte (38,5 – 40º com perigo de convulsão)

>Pode se estender por dias de febre, comprometendo muito o adoentado, e podendo evoluir para um quadro pior, como por exemplo a pneuminia.

> Imunidade comprometida.

Em resumo, gripe te deixa de cama, resfriado te deixa “chato”… kkkkkkkkkkkk

Em casa, seguimos os seguintes passos quando sentimos que algo esta diferente do normal com nosso corpo… MUITO líquido, para não desidratar, água de coco verde, repositores de líquido(gatorade e afins), continuar se alimentando bem, mesmo que seja difícil comer algo sem vontade, é muito importante continuar se alimentando, “saco vazio não pára em pé” kkkkkkkkkk . Somado ao repouso moderado e inalação com soro fisiológico,  costumam solucionar o problema para Naty e para mim. Já com o Nico muda pouca coisa, ao invés de gatorade e água de coco, é muita água e MUITO leite materno, santo remédio kkkkkkkkkkkkkkk

Caso não seja um resfriado, e sim uma gripe, dai a coisa fica mais séria, medimos a temperatura de 30min – 1h. Medicamos com o remédio indicado pela pediatra, em caso de febre alta(39º+) é #PARTIUCONVÊNIO sem nem pensar… detesto febre, já ouvi tanta história que nem gosto de “apostar” no “já já abaixa”… prefiro prevenir e ninguém mais capacitado que um médico, damos um banho morno/frio no Nico e gogogo hospital.

Temos que ficar atento que agora também tem a dengue, para ferrar com nossa vida… agravam alguns sintomas e aparecem outros, como por exemplo, manchas vermelhas na pele, dor nas articulações, vômito e dores abdominais(principalmente em crianças!!!), por isso que a automedicação é perigosa, nós, leigos, as vezes agimos sem pensar, mesmo que tentando ajudar, mas podemos acabar piorando as coisas.

Nico em seus 11 meses de idade, já pegou umas 2 gripes e uns 4 resfriados, coisa normal, pois ele ainda não tem imunidade sobre vários vírus, bebês são mais suscetíveis  e ficarem doentinhos. Mas com o tempo isso muda, a imunidade dele ganha alguns leveis e deixa de ser noob kkkkkkkkkkkkkk Se tiver alguma dúvida, já anota e pergunta para o pediatra na próxima consulta, ou posta ai nos comentários que tento responde-la com respaldo médico.

 

Alguém ai já passou por alguma situação de ter que correr para o médico na madrugada!? Levante a mão e comente!

o/

 

Estou meio sumido por causa do TCC , mas, após o término do bendito, pretendo tirar um ano sabático para um novo projeto, que tem tudo haver com o blog… em breve novidades! Dedos cruzados e pensamento positivo, por favor! rs

Vida longa e próspera!

Bjss

2 comentários em “Gripe, resfriado ou dengue!?

  1. Fala brother,

    Ah este negócio de correr na madruga pro hospital deve acontecer com todos os pais ao menos uma vez.
    Sabe que no fundo é melhor ir na madrugada mesmo? Não tem movimento, a criança não fica estressada, é atendida rapidinho, não tem trânsito. E no fim não atrapalha o sono de ninguém, pq não tem pai que durma sossegado com filho doente, é ou não é?

    O meu pequeno juntou a todos estes fatores que colocaste o fato de ter entrado cedo na escolinha… No ano passado vivia resfriado ou gripado, este ano já deu uma trégua.

    1. Para quem tem carro, realmente é um horário melhor do que as 18h com São Paulo parada… mas para quem depende de taxi ou transporte público… dai complica e muito! Sempre que Nico fica meio ruinzinho, levamos ele no pediatra na madrugada(Após 00h) pelos motivos que você citou. É uma excelente estratégia para não estressar mais o bebê e não se estressar. Sobre a escolinha, muito bem citado, mais crianças, mais contato = mais gripes e resfriados kkkkkkkkkkkk

      Obrigado pelo comentário meu querido Eduardo!

      Abs

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *