Leia para o seu bebê

Nico adora livro, seja para “ler”, apreciar os desenhos, coçar a gengiva, ou comê-los. O mais importante é a sua interação desde pequeno com os livros. Lembro do episódio do Chaves que o Sr. Madruga fala “Chaves, se quiser chegar a ser alguém, que devore os livros!” em seguida, Chaves rasga uma página do livro e começa mastigá-la. Nico tem livro para banheira, livro de histórias, uma coleção de livros + DVD, livros de palavras e cores, além das revistas e papéis que ele consegue pegar em cima da mesa ou das estantes.

Saímos com os padrinhos do Nico para tomar um milkshake, passamos em frente uma loja de brinquedos e a madrinha disse que compraria o que ele quisesse na loja… “Release the Kraken”, ou seja, soltamos o Nico na loja, frenético, acho que ele amou tanto a liberdade de poder andar numa loja de brinquedos, que ele queria tudo e ao mesmo tempo nada, pois sua atenção não ficava mais de dez segundos em uma única coisa. Para a sorte da madrinha rsrs, decidimos dar um livro para ele, já que nem se juntasse o limite de todos os nossos cartões, não daria para comprar tudo que o Nico havia gostado na loja. Que por sinal fez um escândalo digno de Oscar para sair da loja. Se ele e o Leonardo DiCaprio estivessem na disputa, acho que o Léo continuaria na fila. rsrs.

Fomos para uma livraria alguns andares abaixo, havia algumas crianças (6~8 anos) escolhendo livros, Nico ficou mais interessado nas crianças brincando com os livros 3D do que com os livros de sua idade. A Madrinha dele adora quebra-cabeças e achou um bendito livro que era uma mistura. Nico amou o livro. Um porquinho estampava a capa do livro, que falava sobre animais da fazenda e os animais eram grandes peças de um quebra-cabeça. Ela também comprou um livro de palavras e imagens associativo, por exemplo, em páginas seguidas estavam as palavras e desenhos de uma escova de dente e do creme dental, o sol e a lua e assim por diante. 

Não deu tempo de chegarmos em casa e Nico já tinha mordido todo o porco da capa do livro, o menino já ama bacon, meu garoto!!! kkkkkkkkk

Para completar essa história, tenho que contextualizar que na porta de entrada da casa da minha mãe, tem esse enfeite:

 enfeite

E desde sempre, mostramos o sol para ele, sol, sol, sol… sol.

Quando o menino abriu o livro das palavras e viu na última página o sol, pronto, batizou o livro de “sol”. Quando queremos brincar com ele e o livro, já pedimos para ele ir pegar o livro do sol, ou apenas SOL (para os íntimos) e ele vai todo bonitinho pegar o livro. Já o outro livro, não poderia ser outro nome senão Porco, ou como ele diz, Pôco!

Fica a minha experiência e minha sugestão, está na dúvida do que comprar para seu filho, neto, afilhado, sobrinho e etc?! Compre um livro!

E os seus pequenos, também gostam de “ler”? Comenta aí!

 

Bjss

16 comentários em “Leia para o seu bebê

  1. Bruno, ler é hábito e quanto antes, melhor! Leio para o Dan desde sempre e hoje, aos 3 anos, ele AMA livros! Tanto que quando vamos ao shopping, a parada na livraria é obrigatória! Ele diz: “é a minha lija mais favorita, mamãe!”
    Kkkkkkkkkkkkkkk

    1. Fantástico Dê. Acho realmente super válido fazer isso desde pequeno, para evitar ter trabalho quando grandes né. Se a semente da leitura for plantada cedo e se tornar um hábito, mais fácil será para ler gibis, livros for fun e para os estudos. Bjs

  2. Eu leio e falo todos os dias para Zoe.
    Quero construir sua biblioteca impressa, já que a virtual eu comecei há um ano atrás. E finalmente consegui uns daquela coleção do Itaú. E olha, sobre o seu comentário sobre preconceito contra filhas, seu ponto de vista sobre os meninos é super imenso, bacanérrimo, meu! Os meninos já crescem com esses adjetivos que vc menciona e isso as vezes é fomentado até quando eles são adultos. vlw! abs

  3. Sou super suspeito para falar de livros e leitura,amo demais. Assim que a pequena fez 2 meses, comprei uma coleção para estimular o hábito… Acho que estimulem a fome,deu uma de Nico e danou a roer tudo. Me deu dó, não se trata mal um livro… Tentava aos poucos, até que no último sábado consegui 15 segundos de pura atenção… Linda, sentadinha e ouvindo… Até baixar o Taz novamente.
    Continue a nadar, continue a nadar…

  4. Aqui em casa nosso pequeno também curte livros, mas quando tentamos ler ele não tem paciência e arranca o livro de nossas mãos…hhahahahahaha, acredito que faça parte da idade (1 ano e 4 meses). Mas eu não desisto, continua comprando novos livrinhos para estimular a leitura.

    Adorei o texto, parabéns!

  5. Revirando paginas e vendo histórias de pessoas que também tem filhos, me deparei com a sua, fiquei feliz de ver que aquele garoto se tornou pai, muito legal que nossas histórias de vida podem ser compartilhadas com pessoas que não conhecemos, mas que possam acrescentar algo para nos, mais legal ainda é quando temos a surpresa de ver uma bela história e descobrir que conhecemos. Bruno, talvez você não se lembre de mim, mas trabalhamos juntos na CPE, bons tempos aqueles onde o que importava é só o dinheiro que ganharíamos para nos mesmo, agora temos muitas outras responsabilidades. Parabéns pelo blog e manda beijos para Sr. Roberto e Rosa. Felicidades.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *